top of page

TRABALHOS CIENTÍFICOS

O Encontro Mineiro de Neuropsicologia Escolar tem como objetivo reunir alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em neuropsicologia e áreas afins, com o intuito de incentivá-los a produzir e apresentar trabalhos sobre temas atuais da saúde e educação infantojuvenil.

Os candidatos poderão submeter quantos trabalhos preferirem na modalidade 1) Apresentação de Pôster, mas o máximo de 1 trabalho na modalidade 2) Jovens Pesquisadores (apresentação oral).

PRAZOS

1. O prazo para submissão (de todas as modalidades) é dia 11 de março de 2019.

2. Os trabalhos serão analisados pela comissão científica que se compromete a divulgar, no site do evento, os resultados de seleção dos trabalhos de ambas modalidades no dia 18 de março de 2019.

INSTRUÇÕES GERAIS

1. Todos os autores devem ter nome completo incluídos no formulário de submissão do trabalho, porém somente um dos autores será responsável pela apresentação e submissão do mesmo.

2. No formulário, o(s) autor(s) deverá(ão) informar o nome completo de todos os co-autores do resumo e suas respectivas instituições de origem.

3. É mandatório que o primeiro autor do trabalho esteja inscrito no evento.

4. Não há limitação para número de trabalhos em que o participante é co-autor.

5. Os trabalhos recebidos pela comissão avaliadora que não atenderem às exigências gerais de submissão e às exigências específicas da modalidade, serão automaticamente excluídos.

FORMATO GERAL DOS TRABALHOS

1. Serão aceitos resumos na língua inglesa e portuguesa.

2. O trabalho deverá ser adequado a uma das seguintes categorias participantes:

2.1. Avaliação Neuropsicológica

2.2. Reabilitação Neuropsicológica

2.3. Transtornos do Desenvolvimento

2.4. Neuropsicologia das Síndromes Genéticas

2.5. Relato de caso/caso clínico

2.6. Intervenções escolares/infantis

3. Tanto o  resumo simples, quanto o resumo expandido, deverão conter apenas o texto corrido, sem figuras ou tabelas.

4. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, nomes dos autores, assim como quaisquer informações que possam identificar os autores NÃO PODEM ser mencionadas no corpo do texto.

5. Serão recusados relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos com evolução atípica, casos realmente raros e/ou que tenham destacados os argumentos de relevância à discussão em comunidade científica.

6. Serão recusados trabalhos que constem apenas de revisão da literatura.

7. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores deverão redigir ao menos os resultados preliminares, se for de um estudo em andamento, por exemplo.

MODALIDADE APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

1. Instruções para confecção de resumos

1.1. O trabalho obrigatoriamente deverá conter um título pertinente ao assunto com no máximo 250 caracteres, incluindo espaços.

1.2. O resumo deverá conter o máximo de 500 palavras

1.3. É sugerido que o autor siga a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão. Tal sugestão não se aplica a Relatos de Caso/Casos Clínicos.

1.4. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas.

1.5. Os resumos de pôster da categoria “Relato de caso/ caso clínico” deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais.

1.6. O conteúdo do resumo deve estar relacionado à categoria escolhida.

1.7. Agradecimentos e citação de ajuda financeira não são obrigatórias, mas caso o candidato opte por inseri-las, devem o fazer em local específico destinado no formulário.

1.8. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas no dados apresentados. No caso de estudos em andamento, por exemplo, os autores deverão redigir ao menos os resultados preliminares.

1.9. Não há limitação quanto ao número de resumos submetidos pelos participantes desta categoria.

 

2. Link para submissão do resumo na modalidade apresentação de pôster: https://goo.gl/forms/3DYD9kgJcm1uPhAW2

3. Confecção dos painéis/pôsteres dos trabalhos selecionados:

3.1. Os painéis/pôsteres devem ser impressos em tamanho 60x90cm.

3.2. Devem ser afixados em local e horário especificados, divulgados no e-mail de confirmação de aceite do trabalho.

4. Avaliação e premiação dos melhores trabalhos

4.1. Todos os resumos serão igualmente avaliados pela comissão científica. Os resumos receberão notas de 0 a 10, de acordo com os critérios: organização, clareza, relevância e originalidade. Os resumos com pontuação abaixo de 4 não serão aceitos para apresentação oral no evento.

4.2. Uma comissão de professores convidados farão a avaliação da apresentação do pôster que valerá os 50% restantes da pontuação.

4.3. Serão selecionados os 5 (cinco) melhores trabalhos da modalidade painel/pôster, sendo utilizado o critério de maior pontuação final atingida. A pontuação final dos trabalhos dar-se-á pela média simples de avaliação do resumo escrito e avaliação da apresentação oral.

4.4. A seleção dos melhores trabalhos apresentados será divulgada no site e no último dia do evento, de acordo com a programação.

4.5. Os três melhores trabalhos serão premiados com: 1) a oportunidade de submeter uma matéria à revista Atualidades em Neuropsicologia: Boletim SBNp; 2) expor seu trabalho no formato de resumo destaque nos anais do evento; 3) emissão de certificado de melhor trabalho científico na modalidade apresentação de pôster; e 4) inscrição gratuita no evento Jornada de Neuropsicologia do Interior Paulista, da SBNp.

JOVENS PESQUISADORES: MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL

Serão selecionados 8 (oito) trabalhos, sendo quatro de cada uma das categorias: 1) aluno de iniciação científica e ou mestrando(a) e, 2) mestres, doutorandos e doutores. Caso não haja trabalhos que cumpram os critérios de qualidade em uma das categorias, as vagas serão preenchidas por trabalhos de outra categoria que cumpram as exigências. Os autores dos resumos selecionados serão convidados para apresentar seus trabalho durante o Encontro Mineiro de Neuropsicologia Escolar, em forma de apresentação oral.
Neste documento, são apresentadas as regras para participação na modalidade “Jovens Pesquisadores”, guia para submissão do resumo expandido e detalhes sobre a avaliação do resumo e divulgação dos resultados.

1. Das disposições preliminares

1.1. Os resumos expandidos serão avaliados por especialistas da área, e oito trabalhos (quatro para cada categoria participante) serão selecionados para apresentação oral durante o evento.
1.2. Os resumos selecionados e as apresentações orais serão julgados por uma banca composta por pesquisadores da área de Neuropsicologia. Os autores dos trabalhos deverão responder a uma arguição feita pela banca, durante a apresentação oral. 
1.3. Dentre os oito artigos apresentados, um trabalho de cada categoria será premiado com: 1) certificado de melhor trabalho na categoria Jovens Pesquisadores resumo expandido do trabalho publicado nos anais do evento, 2) inscrições em eventos regionais da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), e 3) serão convidados como palestrantes do evento “Jornada de Neuropsicologia do Interior Paulista”.

 

2. Dos critérios para participação e configuração do resumo expandido

2.1. O resumo expandido: deve ser dividido nas seções Título, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Referências Bibliográficas e Palavras-chave (exceto na categoria relato de caso).
2.2. O título deve ser conciso, refletir o estudo a ser apresentado e conter o máximo de 250 caracteres (incluindo espaços).
2.3. Deve ser mencionado, nos métodos, se o estudo estava de acordo com normas do Comitê de Ética responsável.
2.4. O resumo deverá conter o máximo de 3000 caracteres, incluindo espaços.
2.5. O resumo deverá ser submetido através do link (https://goo.gl/forms/aOGpS5zHYLdCSKEo2) e o formulário deve ser devidamente preenchido.
2.6. Palavras-chave: registrar até seis palavras-chave.
2.7. O resumo deverá conter apenas o texto corrido, sem figuras ou tabelas, as quais poderão ser apresentadas posteriormente no artigo.
2.8. Não é obrigatória a inclusão de agradecimentos e agências financiadoras, porém quando inclusos devem ser citados em local especificado ao final do formulário.

3. Do processo de revisão dos resumos expandidos

3.1. Uma banca composta por especialistas será responsável por avaliar os resumos expandidos.
3.2. Cada resumo será avaliado por dois especialistas (especialista 1 e especialista 2), os quais darão uma nota entre 0 e 10 para os resumos.
3.3. O especialista 1 não saberá a nota dada ao resumo pelo especialista 2. O especialista 2 não saberá a nota dada ao resumo pelo especialista 1.
3.4. Os avaliadores serão cegos à identidade dos autores.
3.5. A média entre as notas dadas pelos dois especialistas será a nota final do resumo, usada para o processo de classificação e premiação.

 

4. Do processo de seleção e critério de desempate

4.1. Dentre os trabalhos submetidos, os trabalhos com melhores avaliações (maiores notas) serão selecionados.
4.2. Serão selecionados quatro trabalhos de cada categoria, totalizando oito trabalhos selecionados.
4.3. Em caso de empate, um terceiro especialista será convidado a ler e avaliar os trabalhos empatados. A média entre as notas dos três especialistas será utilizada como critério final para desempate.
4.4. Os selecionados deverão apresentar oralmente seus trabalhos durante a Encontro Mineiro de Neuropsicologia.

 

5. Da apresentação oral dos trabalhos selecionados

5.1. Os autores dos resumos selecionados serão convidados para apresentar seus trabalho durante o Encontro Mineiro de Neuropsicologia Escola, em forma de apresentação oral.
5.2. Somente o primeiro autor do artigo poderá apresentar o trabalho durante o evento e responder à arguição.
5.3. Cada autor terá 15 minutos para apresentar seu trabalho seguidos de 15 minutos de arguição pela banca examinadora. 
5.4. A banca examinadora será composta por pesquisadores doutores da área de Neuropsicologia.
5.5. A banca examinadora dará uma nota entre 0 e 10 para cada trabalho, baseando-se no resumo, na apresentação oral e no domínio do conteúdo sobre o assunto do autor durante a arguição.

 

6. Da premiação final

6.1. O melhor trabalho de cada categoria será premiado no último dia do evento, com base na pontuação dada pela banca examinadora.
6.2. A premiação constará de: 1) certificado de melhor trabalho na categoria Jovens Pesquisadores; 2) publicação do resumo expandido em destaque nos anais do evento; 3) oportunidade de submeter uma matéria à revista Atualidades em Neuropsicologia: Boletim SBNp; e 4) convite como palestrante do evento Jornada de Neuropsicologia do Interior Paulista, da SBNp.

bottom of page